segunda-feira, 27 de junho de 2011

Acerca da Política do café-com-leite na República velha, comente o significado da charge abaixo....

10 comentários:

  1. SP ( Produtor de café ) e MG (produtor de leite ), esses estados eram os mais rico e populosos do Brasil. Eles tinham uma oligarquia que o de SP era o PRP e de MG era o PRM. Os partidos se aliavam nas épocas de eleições, um candidato era de sp ou era ao contrárioe MG sempre apoiava SP quando elegia um candidato pra presidente . Por isso, a maioria dos presidentes da RP representou interesses das oligarquias de SP e MG. Essa alternância entre SP e MG na presidência da RP é chamada de POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE

    Juan Machado 8ªA

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A política do café com leite era formada por dois partidos o de SP (PRP) e o de MG (PRM,eles se uniam para defender seus interesses econômicos e para escolher um único candidato a eleição.

    LILIANE PEREIRA,8ª A.

    ResponderExcluir
  4. no começo do século XX, os estados de São Paulo e Minas Gerais eram os mais ricos da nação. Enquanto o primeiro lucrava muito com a produção e exportação de café, o segundo gerava riqueza com a produção de leite e derivados. Os políticos destes estados faziam acordos para perpetuarem-se no poder central. Muitos presidentes da República, neste período, foram paulistas e mineiros.

    ResponderExcluir
  5. Na política do café com Leite,o partido de MG e de SP se uniram para fortalecer seu poder,por serem os mais ricos,fazendo prevalecer seus interesses,e vencendo todas as eleições com o candidato escolhido por eles mesmos.

    LAAAAAAAAILA SIMONATO AQI POVÃAO õ/
    8ªa
    ooo/

    ResponderExcluir
  6. A política do café com leite foi uma política de revezamento do poder nacional executada na República Velha entre 1898 e 1930, por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário dos estados de São Paulo - mais poderoso economicamente, principalmente devido à produção de café - e Minas Gerais - maior pólo eleitoral do país da época e produtor de leite.

    Revezavam-se no poder representantes do Partido Republicano Paulista (PRP), e do Partido Republicano Mineiro (PRM), que controlavam as eleições e gozavam do apoio da elite agrária de outros estados do Brasil.

    Instalou-se o poder dos governadores dos estados (Política dos Governadores), que tinham grande autonomia em relação ao governo federal e se articulavam para escolher os presidentes da repúblicas que tinham mandato de 4 anos sem direito a reeleição. Os presidentes e governadores tinham a prerrogativa de destituir (as chamadas "degolas") os deputados e senadores eleitos que não lhes fossem afeitos através das Comissões de Verificação dos Poderes, que existiam nos congressos estaduais (atuais assembléias legislativas estaduais) e no Congresso Nacional. O voto não era secreto, o que tornava o voto a cabresto e a fraude eleitoral práticas comuns. Às articulações de bastidores visando a escolha do candidato a presidente chamou-se política do café com leite.
    -
    raylane laurenção faé 8ªA

    ResponderExcluir
  7. A política do café com leite foi uma política de revezamento do poder nacional executada na República Velha entre 1898 e 1930, por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário dos estados de São Paulo - mais poderoso economicamente, principalmente devido à produção de café - e Minas Gerais - maior pólo eleitoral do país da época e produtor de leite

    lucas pereira silva 8ª A

    ResponderExcluir
  8. oi,

    a charge retrata a politica do cafe com leite, mostra SP e MG um era o maior produtor de leite e outro o maior produtor de cafe, um ajudava ao outro financeiramente e economicamente assim ficaram aliados , a charge mostra uma gangorra, que mostra que esses ficavam indo e vindo pra cima e pra baixo porque um ajudava o outro


    Vinicius 8ªB

    P.S.: noosa eu nem notei que algumas pessoas apenas copiaram e colaram : )
    tchaul e fikem felizes

    ResponderExcluir
  9. Na época SP e MG se revezavam no governo do Brasil eu ano era um candidato MG e o outro SP assim por diante, como São Paulo maior produtor de café e Minas de leite a política foi chamada de café com leite e sem dizer que os estados de MG e SP eram os mais ricos e com maior número de habitantes da época.

    Obs.: Minas também era um grande produtor de café só perdia para SP.

    Rogério B. V. Júnior

    8ª B

    ResponderExcluir
  10. Política do café com leite derivou-se da "Política dos Governadores" e visava a predominância do poder nacional por parte das oligarquias paulista e mineira, executada na República Velha a partir da Presidência de Campos Sales (1898-1902), por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário dos estados de São Paulo

    ResponderExcluir